UNK – União Nacional de Kung Fu

Aulas de Boxe Chinês (Sanda)

Boxe chinês - Sanda

O Boxê Chinês (Sanda, também conhecido como Sanshou) é a modalidade de luta do Kung Fu. Uma prática muito dinâmica que desenvolve todos os tipos de socos, chutes, quedas, rasteiras e projeções. As aulas atendem tanto aos alunos que querem competir e obter um maior rendimento como atletas quanto aos que somente buscam saúde e qualidade de vida. Sendo assim, não existe obrigação de participar de competições e qualquer pessoa pode colher os inúmeros benefícios físicos e psicológicos da prática do Sanda.

O que você aprende no Boxe Chinês

A luta no Sanda é uma das mais completas do mundo e abrange uma variedade de distâncias de combate. Trabalha técnicas de socos, chutes, quedas e projeções. Os treinos são bastante movimentados, variados e possibilitam um desenvolvimento rápido nas técnicas essenciais do sistema.

No decorrer das aulas os alunos participarão de exercícios individuais e em dupla, sendo alguns deles realizados com equipamentos, tais como sacos de pancada, luvas de foco e aparadores. Exercícios de luta são conduzidos obrigatoriamente com a utilização de protetor de tórax, caneleiras, luvas e protetor bucal a fim de preservar a integridade e segurança de todos os participantes. O conteúdo dos treinos respeita os objetivos e o nível de desenvolvimento do aluno e possibilita uma progressão física e técnica aliada a segurança e bem-estar.

Os alunos serão instruídos sobre as regras de competição do Sanda e seu sistema de pontuação, incentivando o espírito esportivo.

Benefícios da prática do Sanda

O Boxe Chinês traz grandes transformações para a saúde e condicionamento físico de seus praticantes, uma vez que auxilia na definição muscular, melhora cardiorrespiratória, flexibilidade e agilidade. É um treino muito benéfico para o objetivo da perda de peso, pois há grande queima de calorias. As aulas, além disso, incentivam o raciocínio rápido e diminuem o estresse de forma significativa.

Há também o aprimoramento da autoestima e qualidade de vida, pois os praticantes se tornam mais confiantes e seguros conforme se desenvolvem no sistema e superam dificuldades. O foco necessário para treinar cada técnica continuamente e seguir as regras de conduta da academia trabalham a disciplina, concentração e autocontrole.

O Sanda, por fim, constitui um excelente sistema de defesa pessoal. Seu repertório de técnicas é objetivo, prático e de rápido aprendizado, abrangendo diversas áreas e situações de combate. O trabalho psicológico desenvolvido no treino permite que o aluno exerça o controle emocional nos momentos necessários.