R: Ao praticar 2 a 3 vezes por semana, com certeza, pois o condicionamento físico do Kung Fu é excelente. Temos vários casos onde os praticantes emagreceram 30 Kilos ou mais em 1 ano de prática.
R: Pode participar de até 3 aulas por semana.
Kung Fu Wing Tsun:
R: O Kung Fu traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, entre eles, autocontrole, maior grau de relaxamento, ajuda a reduzir o stress, melhora do condicionamento físico geral, aumento do tônus muscular e flexibilidade, além de reforçar princípios morais como respeito e pontualidade.
R: Com certeza absoluta, o Kung Fu é extremamente benéfico para as mulheres, pois em sua preparação física, agrega elementos de vários tipos de ginástica diferentes – há a parte aeróbica (corrida, polichinelos, abdominais, flexões, saltitar, etc..), alongamento e flexibilidade, localizada (com posturas e bases) – e além dos benefícios físicos, ainda desenvolve uma das melhores técnicas de defesa pessoal existentes.
R: Aceitamos alunos a partir dos 11 anos de idade.
R: As aulas de Kung Fu são mistas (masculino e feminino juntos).
R: O interessado deve fazer um exame médico para iniciar. Mas de forma geral se a pessoa não tem nenhum impedimento físico, poderá praticar, observando sempre que deverá iniciar gradualmente, com muito cuidado e atenção aos seus limites no tocante à parte física, aumentando a intensidade gradualmente. Mas o Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan) é o estilo mais indicado para pessoas já na 3ª idade e no momento não temos esta opção na U.N.K.
R: Sim. Ficamos menos flexíveis com a idade e por isso a importância de atividade física e em especial alongamentos, de forma regular. O estilo Wing Tsun é o mais indicado para as pessoas que tem mais de 30 anos, por não ter técnicas de chutes altos, o que não significa que pessoas com mais de 30 anos não podem praticar o Shaolin. Claro que podem, mas é um estilo que vai exigir mais das técnicas de pernas devido aos chutes altos aplicados na movimentação. No momento só estamos com aulas do estilo Wing Tsun Kung Fu.
R: Sim. Mas é preciso observar que parte técnica irá se desenvolver um pouco mais lentamente. E a parte física necessita de cerca de 3 vezes por semana para se obter um bom desempenho, por isso, deverá fazer algum exercícios mais 2 vezes na semana. Esta orientação o instrutor irá transmitir.
R: Claro que sim. O ideal é que não se fume, mas no caso dos fumantes é melhor fumar e treinar do que fumar e não treinar. O treinamento pode levar a pessoa a desistir do vício do tabaco. Temos inúmeros casos, onde com a prática do Kung Fu e as melhorias físicas e psicológicas, as pessoas foram sentindo necessidade de uma mudança geral de seus hábitos e largaram o cigarro.
R: Há vários níveis de sobrepeso. Quanto mais acima do peso a pessoa está, mais cuidado precisa tomar com o início de uma atividade física. Pessoas que estão muito acima de seu peso ideal, podem e devem treinar, mas é preciso um treinamento inicial diferenciado. Há necessidade de uma avaliação médica antes do início da prática que qualquer atividade física, estando a pessoa acima ou não do peso.
R: Assim como fazer palavras cruzadas, decorar poemas, ou fazer Sudoku para manter o cérebro ativo e saudável, o Kung Fu tem inúmeras formas e sequências para serem aprendidas. Isso em si só é um grande exercício para o cérebro. Pessoas que praticam regularmente Kung Fu possuem mais disposição e iniciativa. Aliado a tudo isso, são praticados princípios filosóficos orientais (budismo, taoísmo e confucionismo) que ajudam na melhora da disciplina e organização.
R: O Kung Fu é um dos melhores sistemas de defesa pessoal. Os praticantes aprendem a lutar e a se defender em inúmeras situações de conflito. Além da pratica de combate propriamente dito, há o treinamento de defesa pessoal contra ataques de socos, chutes, estrangulamentos, ataques com armas (bastão, faca, revolver..)
R: Não. Nosso treinamento visa saúde e defesa pessoal. Para os praticantes interessados em participar de competições (seja de luta ou de formas) há um treinamento específico. O aluno regular não tem a preocupação com competições.
R: É importante deixar bem claro que a academia é NEUTRA não só religiosamente, mas também politicamente. Respeitamos todas as crenças. O que é transmitido no decorrer do treinamento são PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS sem nenhum conteúdo religioso. Esses princípios filosóficos são aplicáveis e úteis independente da crença praticada pelo aluno.