UNK – União Nacional de Kung Fu

Tire suas Dúvidas

Consigo emagrecer praticando Kung Fu ?

R:  Ao praticar 2 a 3 vezes por semana, com certeza, pois o condicionamento físico do Kung Fu é excelente. Temos vários casos onde os praticantes emagreceram 30 Kilos ou mais em 1 ano de prática.

De quantas aulas por semana posso participar ?

R: Independente do plano de mensalidade escolhido, você sempre terá direito a participar de 4 aulas por semana no estilo em que se inscrever:

Kung Fu Wing Tsun:

  • Sábado às 16h15 e domingo às 10h30 e escolhe mais um dos horários durante a
  • opção A – 3ª e 5ª às 19h30, ou
  • opção B – 3ª  e 5ª às 21h

Kung Fu Shaolin:

  • Sábado as 14h30, domingo às 9h e mais 2 aulas na semana – 2ª e 4ª às 19h30.

Além da perda de peso quais outras vantagens de se praticar Kung Fu ?

R: O Kung Fu traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, entre eles, autocontrole, maior grau de relaxamento, ajuda a reduzir o stress, melhora do condicionamento físico geral,  aumento do tônus muscular e flexibilidade, além de reforçar princípios morais como respeito e pontualidade.

O Kung Fu é indicado para mulheres ?

R: Com certeza absoluta, o Kung Fu é extremamente benéfico para as mulheres, pois em sua preparação física, agrega elementos de vários tipos de ginástica diferentes – há a parte aeróbica (corrida, polichinelos, abdominais, flexões, saltitamentos, etc..), alongamento e flexibilidade, localizada (com posturas e bases) – e  além dos benefícios físicos, ainda desenvolve uma das melhores técnicas de defesa pessoal existentes.

Na U.N.K. qual a idade mínima aceita para inscrições ?

R: A partir dos 7 anos de idade.  Crianças tem uma compreensão diferente e por isso temos uma turma de Kung Fu infantil dos 7 aos 11 anos às 2ª e 4ª feiras às 18h30.

As aulas são mistas ou há turmas separadas?

R: As aulas de Kung Fu são mistas (masculino e feminino juntos), mas temos uma turma especial só de defesa pessoal para mulheres às sextas-feiras às 19h30.

Há alguma limitação de idade ?

R: De forma geral se a pessoa não tem nenhum impedimento físico, poderá praticar, observando sempre que deverá iniciar gradualmente, com muito cuidado e atenção aos seus limites no tocante à parte física, aumentando a intensidade gradualmente. Mas o Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan) é o estilo mais indicado para pessoas já na 3ª idade e no momento não temos esta opção na U.N.K.

A faixa etária influencia na escolha do estilo que irei praticar ?

R: Sim. Ficamos menos flexíveis com a idade e por isso a importância de atividade física e em especial alongamentos, de forma regular. O estilo Wing Tsun é o mais indicado para as pessoas que tem mais de 30 anos, por não ter técnicas de chutes altos, o que não significa que  pessoas com mais de 30 anos não podem praticar o Shaolin. Claro que podem, mas é um estilo que vai exigir mais das técnicas de pernas devido aos chutes altos aplicados na movimentação.

Posso praticar só uma vez por semana ?

R: Sim. Mas é preciso observar que  parte técnica irá se desenvolver um pouco mais lentamente. E a parte física necessita de cerca de 3 vezes por semana para se obter um bom desempenho, por isso, deverá fazer algum exercícios mais 2 vezes na semana. Esta orientação o instrutor irá transmitir.

Sou fumante. Posso praticar ?

R: Claro que sim. O ideal é que não se fume, mas no caso dos fumantes é melhor fumar e treinar do que fumar e não treinar. O treinamento pode levar a pessoa a desistir do vício do tabaco. Temos inúmeros casos, onde com a prática do Kung Fu e as melhorias físicas e psicológicas, as pessoas foram sentindo necessidade de uma mudança geral de seus hábitos e largaram o cigarro.

O Kung Fu pode ser praticado por pessoas que estão acima do peso ?

R: Há vários níveis de sobrepeso. Quanto mais acima do peso a pessoa está, mais cuidado precisa tomar com o início de uma atividade física. Pessoas que estão muito acima de seu peso ideal, podem e devem treinar, mas é preciso um treinamento inicial diferenciado. Há necessidade de uma avaliação médica antes do início da prática que qualquer atividade física, estando a pessoa acima ou não do peso.

Existe algum benefício na parte mental e psicológica ?

R:  Assim como fazer palavras cruzadas, decorar poemas, ou fazer Sudoku para manter o cérebro ativo e saudável, o Kung Fu tem inúmeras formas e sequências para serem aprendidas. Isso em si só é um grande exercício para o cérebro. Pessoas que praticam regularmente Kung Fu possuem mais disposição e iniciativa. Aliado a tudo isso, são praticados princípios filosóficos orientais (budismo, taoísmo e confucionismo) que ajudam na melhora da disciplina e organização.

Vou aprender a lutar e a me defender ?

R: O Kung Fu é um dos melhores sistemas de defesa pessoal. Os praticantes aprendem a lutar e a se defender em inúmeras situações de conflito. Além da pratica de combate propriamente dito, há o treinamento de defesa pessoal contra ataques de socos, chutes, estrangulamentos, ataques com armas (bastão, faca, revolver..)

Sou obrigado a participar de competições ?

R: Não. Nosso treinamento visa saúde e defesa pessoal. Para os praticantes interessados em participar de competições (seja de luta ou de formas)  há um treinamento específico. O aluno regular não tem a preocupação com competições.

A associação tem algum posicionamento religioso ?

R: É importante deixar bem claro que a academia é NEUTRA não só religiosamente, mas também politicamente.  Respeitamos todas as crenças. O que é transmitido no decorrer do treinamento são PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS sem nenhum conteúdo religioso. Esses princípios filosóficos são aplicáveis e uteis independente da crença praticada pelo aluno.