Wing Tsun é um estilo de Kung Fu voltado para defesa pessoal. Usa cerca de 70% de técnicas de braços. Procura ser simples e direto, sem malabarismos. Segundo a lenda, é o único estilo criado por uma mulher. É um dos sistemas mais praticados no mundo, muito famoso por ter sido o estilo de Bruce Lee, o Rei do Kung Fu. É um estilo que pode ser praticado por qualquer pessoa, em especial pessoas acima dos 30 anos que nunca fizeram artes marciais, pois como a maioria das técnicas são feitas com as mãos e os chutes são direcionados abaixo da linha da cintura, ficam fáceis de executar.
A arte de defesa pessoal do Wing Tsun Kuen Kung Fu, provavelmente teve sua origem cerca de 250 anos atrás, na turbulenta e repressiva dinastia Qing (Ching), na China. Naquela época, 90% dos chineses (os Hans) eram dominados pelos manchús (10% da população) que ditavam as regras com muitas injustiças. O Kung Fu era proibido para o povo em geral, mas mantinha-se vivo e cada vez mais forte, para a ira do governo manchú.
A lenda conta que havia uma monja de nome N´g Mui (pronuncía-se ” HM MUI”) que era especialista no estilo Weng Chun Bak Hok Pai (estilo da garça branca do templo Weng Chun – `eterna primavera`), que era um sistema de Kung Fu de Fukien bastante simples, flexível e prático.
Assim como Gee Sin, um monge budista e grande especialista no Kung Fu rígido do sul de Fukien, a monja era também membro de alto escalão da sociedade secreta Hung Moon.
Devido a problemas políticos, N´g Mui, Gee Sin e alguns outros tiveram que fugir de Fukien para outras localidades. Gee Sin foi para Kwangtung e escondeu-se como cozinheiro em um dos juncos vermelhos, barcos que viajavam por toda a China.
Enquanto isso, N´g Mui refugiou-se entre os distritos de Yunnan e Szechwan fixando-se no templo da garça branca (Bak Hok Koon) no monte Tai Leung, que naquele tempo era denominado também de Monte Chi Há e lá aceitou alguns poucos alunos.
N´g Mui sempre tentou melhorar suas técnicas de luta e devido a isto era uma das maiores especialistas de seu tempo. Em certa ocasião observou algumas artes marciais locais estranhas para ela e trocou algumas técnicas através de alguns combates, o que fez surgir nela novas idéias e passou a reformar seu próprio estilo, conceitos e técnicas.
Mais tarde começou a ensinar uma jovem de nome Yim Wing Tchun estes novos conceitos de combate e defesa pessoal.
Yim Wing Tsun (também escrito: Yim Wing Chun, Yim Ving Tsun ou Yim Wing Tchun) era a única filha de Yim Yee que havia praticado um pouco de Kung Fu do sul e ele também era com certeza membro da sociedade secreta Hung Moon, e que teria fugido de Kwangtung por problemas políticos.
N´g Mui ensinou secretamente seu estilo para Yim Wing Tsun, que por sua vez o ensinou mais tarde ao seu marido Leung Bok Chau, que era nativo de Cantão que era mercador que trazia sal de Fukien para Yunnan. Sal era muito raro e caro nos distritos montanhosos.
Anos mais tarde quando Leung Bok Chau ensinou seu estilo para Leung Lan Kwai, este teria perguntado o nome daquele estilo (que até então não possuía nome). Em homenagem à sua esposa Leung Bok Chau disse que o estilo se chamava: Wing Tsun Kuen – o estilo de Wing Tsun.
Yim Wing Tsun morreu cedo e Leung Bok Chau tornou-se um heremita budista em seus últimos anos de vida.
Leung Lan Kwai, seu herdeiro no estilo, ensinou o sistema para Law Marn Kung de Kwangsi, uma província do leste de Yunnan, e mais tarde também ensinou para seu aluno mais famoso, Wong Wah Bo, que era ator de ópera chinesa, em um dos juncos vermelhos, em Kwangtung.
Leung Yee Tei, um aluno do monge Gee Sin, era expert na técnica do bastão longo e adora Wing Tsun. Wong Wah Bo, discípulo de Leung Lan Kwai, por sua vez desejava muito aprender a magnífica técnica de bastão de Leung Yee Tei. Passaram a praticar juntos e a fazer um intercâmbio de técnicas.
Após longo tempo de prática, modificaram algumas técnicas para adaptá-las melhor ao Wing Tsun e criaram novas outras, e foi a partir desta época que o currículo do WT possui as técnicas do bastão longo (Look Dim Boom Kwan).
Estes conhecimentos foram então passados para o Dr. Leung Jan, um famoso médico de Fatsan.
Dr. Leung Jan atingiu um nível técnico tão elevado, que recebeu o título de rei do Kung Fu Wing Tsun, tendo sido desafiado incontáveis vezes e jamais foi vencido.
Depois, o dr. Leung Jan ensino Chan Wah Sun (além de seus 2 filhos e outros discípulos). Por sua vez, Chan Wah Sun foi mestre de Yip Man, considerado um dos mais respeitados mestres de todos os tempos e que foi professor do lendário Bruce Lee.
Anos mais tarde, Yip Man aperfeiçôo-se com Leung Bik, filho mais jovem de Leung Jan.
Devemos a divulgação e o sucesso do Wing Tsun (Wing Chun, Wing Tchun, Ving Tsun) em nível mundial graças aos ensinamentos transmitidos por Yip Man e aos professores que ele ensinou.
Nós aprendemos o Wing Tsun que foi passado até nós pelos mestres, através das gerações. Há um ditado chinês que diz: O homem sempre deveria ser grato à fonte quando bebe água.
Devemos sempre relembrar e apreciar nossas raízes e repartir este sentimento, que irá manter os membros de nossa família WT unidos.
Grão-mestre Yip Man teve centenas de alunos que divulgaram o sistema pelo mundo todo, fazendo-o respeitado como um dos melhores sistemas de Kung Fu e defesa pessoal do mundo.