UNK – União Nacional de Kung Fu

O que é Kung Fu? Qual estilo devo praticar?

Algumas pessoas chegam em nossa associação querendo praticar, mas sem saber exatamente o que é Kung Fu. Muitos nem sabem que o Kung Fu é dividido em inúmeros estilos (escolas) diferentes.

Então, meus amigos, preparamos este texto para tentar explicar de forma simples o que é o Kung Fu, suas divisões e estilos. Este texto serve para as pessoas que tenham tido pouco contato e conhecimento com nossa arte e que ao lê-lo possam se familiarizar um pouco mais com esta arte fantástica.

Começo esclarecendo que toda arte marcial originária da China é chamada de Kung Fu.  Os chineses na verdade usam um outro termo para artes marciais que é o Wu Shu, que é um sinônimo de Kung Fu.

Então, de forma simplificada,  tudo o que é luta chinesa é Kung Fu. A China é um país imenso, sendo o terceiro maior país do mundo e tem centenas de estilos de Kung Fu. Cada estilo possui características próprias e marcantes. Por exemplo, na União Nacional de Kung Fu temos 3 escolas (estilos/ sistemas) diferentes de Kung Fu. Temos o Wing Tsun (que é um estilo de Kung Fu do sul da China). Também ensinamos o Shaolin do Norte (Bei Shaolin – que é outro estilo de Kung Fu, mas da região norte da China) e temos o Boxe Chinês, que é o Sanda, mais um estilo de Kung Fu.

Neste ponto, esclareço que o Kung Fu tem 2 grandes divisões que são – Estilos do Norte da China (Bei Quan) e estilos do Sul da China (Nan Quan). Os sistemas de Kung Fu do Norte utilizam mais técnicas com pernas e as escolas do Sul são mais fortes em movimentos com braços, movimentos fortes e vigorosos.

O que é melhor pra você? Qual estilo deve escolher ?

Na U.N.K. temos 3 opções, como já citamos acima, que são:

  • o Kung Fu Wing Tsun
  • o Kung Fu Shaolin
  • o Kung Fu Sanda (Boxe Chinês)

Wing Tsun é um estilo de Kung Fu voltado para defesa pessoal. Usa cerca de 70% de técnicas de braços. Procura ser simples e direto, sem malabarismos. Segundo a lenda, é o único estilo criado por uma mulher. É um dos sistemas mais praticados no mundo. Muito famoso por ser o estilo de Bruce Lee, o Rei do Kung Fu. É um estilo que pode ser praticado por qualquer pessoa, em especial pessoas acima dos 30 anos que nunca fizeram artes marciais, pois como a maioria das técnicas é feita com as mãos e os chutes são direcionados abaixo da linha da cintura, ficam fáceis de executar.

Shaolin do Norte é um Kung Fu muito bonito. Como é uma escola tradicional do norte da China, usa muitas técnicas de pernas. Além dos movimentos formais que o praticante executa sozinho, para melhorar suas técnicas, há também lutas com movimentos pré-estabelecidos com um parceiro  (Dui Da). Dentro do Kung Fu Shaolin ainda há treinamento com armas tradicionais (bastão, facão, espada, lança etc.)

Treino infantil – as crianças possuem uma consciência corporal e entendimento diferentes dos adultos e por isso a aula de Kung Fu infantil (Super Kung Fu Kids) é especialmente formulada para crianças entre 6 e 11 anos de idade. Desenvolve coordenação, confiança, disciplina, atenção e respeito. Com exercícios próprios para esta faixa etária, as crianças vão progredindo gradualmente dentro das técnicas do Kung Fu.

Sanda (Boxe Chinês) é a parte de luta do Kung Fu. É uma prática muito dinâmica. O Sanda desenvolve todos os tipos de socos, chutes e também todas as formas de quedas, rasteiras e projeções. Para pessoas que gostam de lutar, mas muitas vezes não querem fazer os movimentos tradicionais do Kung Fu, o Sanda é ótimo e seu desenvolvimento é muito rápido e com grandes vantagens físicas e psicológicas.

Defesa Pessoal Feminina é um treinamento especialmente desenvolvido para as mulheres, onde elas aprendem a se defender em situações de confronto corporal envolvendo ataques com agarramentos, estrangulamentos, socos, chutes, situações no solo e inclusive ataque com armas (bastão, faca, arma de fogo). A aluna vai gradualmente aprendendo técnicas físicas e psicológicas que a capacitarão a se defender em inúmeras situações de conflito.

Qualquer que seja o estilo que escolha para treinar, terá  grande desenvolvimento  físico e mental aliados à princípios das filosofias chinesas do budismo, confucionismo e taoísmo.

O Kung Fu procura desenvolver o ser como um todo – física, filosófica e mentalmente. A melhor coisa é assistir às aulas e escolher o que mais lhe agrada e fazer uma aula experimental. Aguardamos você.