UNK – União Nacional de Kung Fu

Regras do Boxe Chinês

O Boxe Chinês (Sanda) possui um conjunto de regras e seu entendimento, naturalmente, é muito importante para os praticantes.

As lutas acontecem sobre uma plataforma elevada com 8m² de área. Os lutadores se enfrentam em dois rounds de 2 minutos, sendo 1 minuto de descanso entre os rounds. Em caso de empate, será realizado um terceiro round para definir o vencedor.

São permitidas técnicas de socos, chutes, quedas e projeções. Quando um dos lutadores é derrubado, a luta para até que este se levante para continuar.

Cada atleta deve se apresentar com um conjunto de equipamentos de proteção que inclui: capacete, protetor de canela, protetor bucal, luvas e coquilha e outros.

As categorias são divididas em:

  • adulto, juvenil e infantojuvenil;
  • masculino e feminino;
  • divisão por peso.

Principais regras de competição:

Rounds e duração

É utilizado o sistema “melhor de três”. Quem ganhar dois rounds é o vencedor da luta. Cada round dura 2 minutos. Haverá intervalo de 1 minuto entre os rounds.

Trajes e equipamentos de proteção

Durante a luta o competidor deverá usar luva, capacete, protetor de tórax, protetor de boca, protetor genital, ataduras/bandagens de 3,5 a 4,5 metros e protetor de pé.

A camiseta e o calção deverão ser da mesma cor dos equipamentos de proteção. As cores a serem usadas são vermelho e preto/azul.

Peso das luvas: 8 Oz (230 gramas) para todas as categorias do feminino e do juvenil e para as categorias até 65kg do adulto masculino; 10 Oz (280 gramas) para as categorias a partir de 70Kg do adulto masculino e todas as categorias do Infanto Juvenil (masculino e feminino).

Para a categoria Infanto Juvenil será utilizado capacete fechado (com grades) e protetores de canela e pé.

Protocolo na competição

  • Quando os competidores subirem na plataforma os mesmos deverão virar-se e cumprimentar os seu técnicos, na forma tradicional, “palma e punho”;
  • Deverão cumprimentar o público e a mesa;
  • Antes do início de cada round deverão se cumprimentar;
  • Quando o resultado da luta estiver sendo anunciado, os competidores trocarão suas posições. Depois de anunciado o resultado da luta eles deverão se cumprimentar novamente;
  • Deverão cumprimentar o árbitro central que retribuirá o cumprimento
  • Por último, deverão cumprimentar o técnico adversário que também retribuirá o cumprimento.

Desistência

O competidor que for incapaz de continuar a luta devido a lesões será considerado desistente. Ele não estará apto a continuar na competição, contudo suas colocações nas disputas anteriores serão respeitadas.

No caso de grande disparidade técnica entre os lutadores, por segurança o técnico pode mostrar o sinal de desistência ou sinalizar com a placa apropriada de desistência que ficará no corner ou o próprio lutador pode levantar o braço para sinalizar desistência.

O competidor que ficou ausente na pesagem ou não apresentar-se após ter seu nome anunciado por três vezes antes da luta ou sair sem permissão e não retornar a área em tempo será considerado desistente, sem justificação.

Técnicas e métodos

Técnicas válidas

Todas as técnicas de socos, chutes e projeções de Wushu podem ser empregadas.

Técnicas proibidas

Atacar o oponente com o uso da cabeça, cotovelo, joelho ou golpes contra as articulações.

Não são permitidos os golpes de projeções que lancem o oponente com a cabeça contra o solo. Não é permitido pressionar ou esmagar o oponente propositalmente na finalização da queda contra o solo.

Atacar, com qualquer técnica, a cabeça do oponente caído no solo.

Partes proibidas

Parte traseira do crânio, toda região do pescoço, genital e ataques que vão contra as articulações.

Partes válidas para pontuação

Cabeça, tronco e as coxas.

Pontuação

 O competidor ganhará dois pontos quando:

  • O oponente sair da plataforma pela primeira vez em um round.
  • O oponente cair, enquanto quem projetou permanecer em pé.
  • Atacar o oponente com chute no tronco.
  • Atacar o oponente com chute na cabeça
  • Fazer o oponente cair com algum golpe que necessite de “queda de sacrifício” e o atacante levantar imediatamente dentro de três segundos
  • O árbitro abrir contagem para seu oponente uma vez.
  • O oponente receber uma falta pessoal (cartão vermelho).

O competidor ganhará um ponto quando:

  • Golpear o oponente no tronco ou na cabeça com técnica de mão.
  • Atacar a coxa do oponente com técnica de perna.
  • Os dois caem, mas seu oponente cai primeiro.
  • Fazer o oponente cair com o uso de uma queda de sacrifício e permanecer caído.
  • Se o oponente cair propositalmente com intenção de ataque e permanecer caído por mais de 3 segundos.
  • Se o oponente mostrar passividade de 5 segundos após o árbitro central ordenar ataque.
  • O oponente receber uma falta técnica (cartão amarelo).

Os competidores não ganharão pontos quando:

  • Nenhuma técnica clara ou bem definida é executada durante a luta.
  • Os dois lados caem ou saem da plataforma ao mesmo tempo.
  • Um competidor cai no chão com intenção de ataque e o mesmo se levanta dentro dos 3 segundos.
  • Atacar o adversário quando estiver sendo agarrado.

Faltas e punições

Faltas técnicas

  • Segurar o oponente passivamente.
  • Passividade por fuga.
  • Pedir tempo quando estiver em situação de desvantagem.
  • Atrasar a luta de propósito.
  • Conduta antiesportiva ou desobediência as decisões do árbitro.
  • Entrar na plataforma sem protetor de boca, cuspi-lo ou perder algum equipamento de proteção durante a luta.
  • Violar a ética e o protocolo na competição.

Faltas Pessoais

  • Atacar o oponente antes do comando “kaishi” (iniciar) ou após “ting” (parar).
  • Golpear o oponente em partes proibidas.
  • Golpear o oponente usando qualquer método proibido.
  • Ferir propositalmente o adversário.

Punições

  • Cartão amarelo para faltas técnicas.
  • Cartão vermelho para faltas pessoais.
  • O competidor que receber três faltas pessoais será desqualificado do combate.
  • O competidor que ferir intencionalmente seu oponente usando métodos proibidos será desqualificado da competição e seus resultados serão cancelados.
  • O competidor que for pego com uso de doping ou inalando oxigênio durante o intervalo será desqualificado de toda a competição e seus resultados serão cancelados

Suspensão da luta

  • O competidor cai ou sai da plataforma.
  • O competidor recebe uma punição.
  • O competidor agarra o adversário sem intenção de ataque por mais de 2 segundos.
  • O competidor é lesionado.
  •  O competidor cai de propósito (com intenção de ataque) e permanece caído por mais de 3 segundos.
  • O competidor pede suspensão da luta por razões objetivas.
  • O árbitro chefe corrige algum erro ou omissão do árbitro central.
  • Há problemas ou perigo na plataforma que precisam ser resolvidos.
  • Problemas com iluminação.
  • Após receber ordem de ataque o competidor permanece passivo por mais 5 segundos.

Vencedor e perdedor

Vitória absoluta

Quando houver grande disparidade técnica entre os dois lados, o árbitro central pode, com a aprovação do árbitro chefe, proclamar o lado mais forte vencedor da luta.

O competidor será vencedor da luta se seu oponente for nocauteado (não por ação de falta pessoal) e permanecer caído por 10 segundos ou se ao levantar ainda estiver inconsciente.

Se em uma luta o competidor for fortemente golpeado (não por ação de falta pessoal) e for aberta contagem três vezes, seu oponente ganhará a luta.

Se houver uma diferença de pontuação entre os dois lutadores igual ou superior a doze pontos, conferidos pelos cinco árbitros laterais, o competidor com maior pontuação será declarado o vencedor da luta.

Vencedor ou perdedor de um round

O resultado de cada round será decidido de acordo com o julgamento dos árbitros laterais.

Durante um round, se um competidor for fortemente golpeado (não por ação de falta pessoal) e for aberta contagem 2 vezes, seu oponente ganhará o round.

O competidor que sair da plataforma duas vezes no mesmo round será o perdedor do
round.

Se ambos os competidores obtiverem o mesmo número de pontos, o vencedor do round será decidido pelo seguinte critério:

  • O que recebeu menor número de cartões vermelhos (faltas pessoais) no round, será o vencedor do round.
  • O que recebeu menor número de cartões amarelos (faltas técnicas) no round, será o vencedor do round.
  • O que for mais leve (segundo pesagem oficial) será o vencedor do round.
  • Se mesmo seguindo os critérios acima permanecer igual o empate do round será proclamado.

Vencedor ou perdedor da luta

O competidor que ganhar primeiro, dois rounds, em uma luta será o vencedor.

O competidor vencerá a luta se seu oponente for lesionado ou não estiver apto a continuar por decisão médica.

Se durante a luta o competidor fingir ter sido lesionado por ações faltosas, o adversário será proclamado vencedor da luta depois do caso ter sido analisado pela equipe médica.

Se durante a luta um dos lados for lesionado por ações faltosas de seu adversário e não estiver em condições de continuar na luta, por ordens médicas, o lesionado será o vencedor da luta, mas não poderá participar da próxima luta.

Se os dois competidores obtiverem o mesmo número de rounds ganhos em uma luta o vencedor será proclamado pelo seguinte critério:

  • O que recebeu menor número de cartões vermelhos (faltas pessoais) na luta será o vencedor da luta.
  • O que recebeu menor número de cartões amarelos (faltas técnicas) na luta será o vencedor da luta.
  • Se mesmo seguindo os critérios acima permanecer igual, será realizado o quarto round.