Regras do Boxe Chinês
O Boxe Chinês (Sanda) possui um conjunto de regras e seu entendimento, naturalmente, é muito importante para os praticantes.
As lutas acontecem sobre uma plataforma elevada com 8m² de área. Os lutadores se enfrentam em dois rounds de 2 minutos, sendo 1 minuto de descanso entre os rounds. Em caso de empate, será realizado um terceiro round para definir o vencedor.
São permitidas técnicas de socos, chutes, quedas e projeções. Quando um dos lutadores é derrubado, a luta para até que este se levante para continuar.
Cada atleta deve se apresentar com um conjunto de equipamentos de proteção que inclui: capacete, protetor de canela, protetor bucal, luvas e coquilha e outros.
As categorias são divididas em:
- adulto, juvenil e infantojuvenil;
- masculino e feminino;
- divisão por peso.
Principais regras de competição:
Rounds e duração
É utilizado o sistema “melhor de três”. Quem ganhar dois rounds é o vencedor da luta. Cada round dura 2 minutos. Haverá intervalo de 1 minuto entre os rounds.
Trajes e equipamentos de proteção
Durante a luta o competidor deverá usar luva, capacete, protetor de tórax, protetor de boca, protetor genital, ataduras/bandagens de 3,5 a 4,5 metros e protetor de pé.
A camiseta e o calção deverão ser da mesma cor dos equipamentos de proteção. As cores a serem usadas são vermelho e preto/azul.
Peso das luvas: 8 Oz (230 gramas) para todas as categorias do feminino e do juvenil e para as categorias até 65kg do adulto masculino; 10 Oz (280 gramas) para as categorias a partir de 70Kg do adulto masculino e todas as categorias do Infanto Juvenil (masculino e feminino).
Para a categoria Infanto Juvenil será utilizado capacete fechado (com grades) e protetores de canela e pé.
Protocolo na competição
- Quando os competidores subirem na plataforma os mesmos deverão virar-se e cumprimentar os seu técnicos, na forma tradicional, “palma e punho”;
- Deverão cumprimentar o público e a mesa;
- Antes do início de cada round deverão se cumprimentar;
- Quando o resultado da luta estiver sendo anunciado, os competidores trocarão suas posições. Depois de anunciado o resultado da luta eles deverão se cumprimentar novamente;
- Deverão cumprimentar o árbitro central que retribuirá o cumprimento
- Por último, deverão cumprimentar o técnico adversário que também retribuirá o cumprimento.
Desistência
O competidor que for incapaz de continuar a luta devido a lesões será considerado desistente. Ele não estará apto a continuar na competição, contudo suas colocações nas disputas anteriores serão respeitadas.
No caso de grande disparidade técnica entre os lutadores, por segurança o técnico pode mostrar o sinal de desistência ou sinalizar com a placa apropriada de desistência que ficará no corner ou o próprio lutador pode levantar o braço para sinalizar desistência.
O competidor que ficou ausente na pesagem ou não apresentar-se após ter seu nome anunciado por três vezes antes da luta ou sair sem permissão e não retornar a área em tempo será considerado desistente, sem justificação.
Técnicas e métodos
Técnicas válidas
Todas as técnicas de socos, chutes e projeções de Wushu podem ser empregadas.
Técnicas proibidas
Atacar o oponente com o uso da cabeça, cotovelo, joelho ou golpes contra as articulações.
Não são permitidos os golpes de projeções que lancem o oponente com a cabeça contra o solo. Não é permitido pressionar ou esmagar o oponente propositalmente na finalização da queda contra o solo.
Atacar, com qualquer técnica, a cabeça do oponente caído no solo.
Partes proibidas
Parte traseira do crânio, toda região do pescoço, genital e ataques que vão contra as articulações.
Partes válidas para pontuação
Cabeça, tronco e as coxas.
Pontuação
O competidor ganhará dois pontos quando:
- O oponente sair da plataforma pela primeira vez em um round.
- O oponente cair, enquanto quem projetou permanecer em pé.
- Atacar o oponente com chute no tronco.
- Atacar o oponente com chute na cabeça
- Fazer o oponente cair com algum golpe que necessite de “queda de sacrifício” e o atacante levantar imediatamente dentro de três segundos
- O árbitro abrir contagem para seu oponente uma vez.
- O oponente receber uma falta pessoal (cartão vermelho).
O competidor ganhará um ponto quando:
- Golpear o oponente no tronco ou na cabeça com técnica de mão.
- Atacar a coxa do oponente com técnica de perna.
- Os dois caem, mas seu oponente cai primeiro.
- Fazer o oponente cair com o uso de uma queda de sacrifício e permanecer caído.
- Se o oponente cair propositalmente com intenção de ataque e permanecer caído por mais de 3 segundos.
- Se o oponente mostrar passividade de 5 segundos após o árbitro central ordenar ataque.
- O oponente receber uma falta técnica (cartão amarelo).
Os competidores não ganharão pontos quando:
- Nenhuma técnica clara ou bem definida é executada durante a luta.
- Os dois lados caem ou saem da plataforma ao mesmo tempo.
- Um competidor cai no chão com intenção de ataque e o mesmo se levanta dentro dos 3 segundos.
- Atacar o adversário quando estiver sendo agarrado.
Faltas e punições
Faltas técnicas
- Segurar o oponente passivamente.
- Passividade por fuga.
- Pedir tempo quando estiver em situação de desvantagem.
- Atrasar a luta de propósito.
- Conduta antiesportiva ou desobediência as decisões do árbitro.
- Entrar na plataforma sem protetor de boca, cuspi-lo ou perder algum equipamento de proteção durante a luta.
- Violar a ética e o protocolo na competição.
Faltas Pessoais
- Atacar o oponente antes do comando “kaishi” (iniciar) ou após “ting” (parar).
- Golpear o oponente em partes proibidas.
- Golpear o oponente usando qualquer método proibido.
- Ferir propositalmente o adversário.
Punições
- Cartão amarelo para faltas técnicas.
- Cartão vermelho para faltas pessoais.
- O competidor que receber três faltas pessoais será desqualificado do combate.
- O competidor que ferir intencionalmente seu oponente usando métodos proibidos será desqualificado da competição e seus resultados serão cancelados.
- O competidor que for pego com uso de doping ou inalando oxigênio durante o intervalo será desqualificado de toda a competição e seus resultados serão cancelados
Suspensão da luta
- O competidor cai ou sai da plataforma.
- O competidor recebe uma punição.
- O competidor agarra o adversário sem intenção de ataque por mais de 2 segundos.
- O competidor é lesionado.
- O competidor cai de propósito (com intenção de ataque) e permanece caído por mais de 3 segundos.
- O competidor pede suspensão da luta por razões objetivas.
- O árbitro chefe corrige algum erro ou omissão do árbitro central.
- Há problemas ou perigo na plataforma que precisam ser resolvidos.
- Problemas com iluminação.
- Após receber ordem de ataque o competidor permanece passivo por mais 5 segundos.
Vencedor e perdedor
Vitória absoluta
Quando houver grande disparidade técnica entre os dois lados, o árbitro central pode, com a aprovação do árbitro chefe, proclamar o lado mais forte vencedor da luta.
O competidor será vencedor da luta se seu oponente for nocauteado (não por ação de falta pessoal) e permanecer caído por 10 segundos ou se ao levantar ainda estiver inconsciente.
Se em uma luta o competidor for fortemente golpeado (não por ação de falta pessoal) e for aberta contagem três vezes, seu oponente ganhará a luta.
Se houver uma diferença de pontuação entre os dois lutadores igual ou superior a doze pontos, conferidos pelos cinco árbitros laterais, o competidor com maior pontuação será declarado o vencedor da luta.
Vencedor ou perdedor de um round
O resultado de cada round será decidido de acordo com o julgamento dos árbitros laterais.
Durante um round, se um competidor for fortemente golpeado (não por ação de falta pessoal) e for aberta contagem 2 vezes, seu oponente ganhará o round.
O competidor que sair da plataforma duas vezes no mesmo round será o perdedor do
round.
Se ambos os competidores obtiverem o mesmo número de pontos, o vencedor do round será decidido pelo seguinte critério:
- O que recebeu menor número de cartões vermelhos (faltas pessoais) no round, será o vencedor do round.
- O que recebeu menor número de cartões amarelos (faltas técnicas) no round, será o vencedor do round.
- O que for mais leve (segundo pesagem oficial) será o vencedor do round.
- Se mesmo seguindo os critérios acima permanecer igual o empate do round será proclamado.
Vencedor ou perdedor da luta
O competidor que ganhar primeiro, dois rounds, em uma luta será o vencedor.
O competidor vencerá a luta se seu oponente for lesionado ou não estiver apto a continuar por decisão médica.
Se durante a luta o competidor fingir ter sido lesionado por ações faltosas, o adversário será proclamado vencedor da luta depois do caso ter sido analisado pela equipe médica.
Se durante a luta um dos lados for lesionado por ações faltosas de seu adversário e não estiver em condições de continuar na luta, por ordens médicas, o lesionado será o vencedor da luta, mas não poderá participar da próxima luta.
Se os dois competidores obtiverem o mesmo número de rounds ganhos em uma luta o vencedor será proclamado pelo seguinte critério:
- O que recebeu menor número de cartões vermelhos (faltas pessoais) na luta será o vencedor da luta.
- O que recebeu menor número de cartões amarelos (faltas técnicas) na luta será o vencedor da luta.
- Se mesmo seguindo os critérios acima permanecer igual, será realizado o quarto round.