UNK – União Nacional de Kung Fu

Estilo Shaolin do Norte

O Shaolin do Norte é um estilo de Kung Fu muito bonito e possui um grande repertório de técnicas de perna. O aluno tem seu treinamento através de movimentos formais individuais, lutas com movimentos preestabelecidos com parceiros, rotinas com armas tradicionais (bastão, facão, espada, lança etc) e muitas outras técnicas que desenvolverão o corpo, a mente e a defesa pessoal. A prática do Kung Fu Shaolin do Norte proporciona mais saúde, confiança e bem-estar para seus praticantes.

O treino de Shaolin do Norte

Como uma escola tradicional do norte da China, o Shaolin do Norte foca no emprego de uma grande variedade de técnicas de perna. É um estilo dinâmico e bonito. Um dos pilares de sua rotina de treinamento é a execução individual de movimentos formais conhecidos como Kati, que melhoram a técnica, resistência, destreza corporal e capacidade cardiovascular do praticante. Os movimentos são expansivos, rápidos e vigorosos.

Também são praticadas lutas com movimentos preestabelecidos e sempre executadas com um parceiro, conhecidas como Dui Da, com o objetivo de desenvolver a noção de distância e contato. Há, também, o treino de formas com diversas armas tradicionais, tais como bastão, facão, espada, lança etc. O manejo da arma e sua prática constante trabalham o foco, controle e precisão do aluno.

Todas as técnicas são apoiadas por treinos básicos de postura, que fortalecem a base e a resistência, e pelos exercícios de aplicação de socos, chutes e outras técnicas de combate e defesa pessoal.

Benefícios do Shaolin do Norte

Os treinos de Shaolin do Norte constituem uma das formas mais completas de atividade física, trazendo grandes transformações para a saúde, condicionamento e bem-estar. Através dos exercícios realizados em aula, os alunos desenvolvem o corpo em diversos aspectos, tais como fortalecimento, alongamento, agilidade, flexibilidade, postura e habilidades motoras. Benefícios mentais incluem maior relaxamento, calma e controle emocional.

Os praticantes cultivam a disciplina ao entenderem a importância do respeito às tradições do Kung Fu, empenharem-se na execução correta das técnicas e se concentrarem em uma dada tarefa até o momento de sua conclusão. É trabalhado o autocontrole e a consciência de que a agressividade não é um meio viável de resolução de problemas. Os praticantes se tornam mais confiantes ao evoluírem e superarem os desafios que encontram a cada dia nos treinos. O ambiente da escola, por fim, ajuda a superar a timidez e a fazer novas amizades.

O treino de Shaolin do Norte serve também como excelente ferramenta de defesa pessoal. Ao praticante são ensinadas técnicas objetivas e funcionais para diversas situações de conflito. O trabalho psicológico desenvolvido no treino permite que o aluno exerça o controle emocional nos momentos necessários.