UNK – União Nacional de Kung Fu

História do Kung Fu

Artigos > História

A escrita chinesa mais antiga que se conhece hoje é de cerca de 16 séculos antes do Cristo (na passagem da Dinastia Xia para Dinastia Shang/Yin), apesar de já ser uma escrita bem elaborada, portanto deve ter surgido bem antes disso. Desta maneira, a informação que circula em de que o  primeiro registro escrito conhecido do Kung Fu teria sido em 2.674 a.C. é portanto incorreta.

Os primeiros registros eram gravados em ossos ou carcaça de tartaruga, na sua maioria confeccionados a mando da família real e eram extremamente resumidos. Na sua maioria falavam de importantes fatos ocorridos na vida política, frequentemente associados a fenômenos naturais ou astronômicos.

É verdade que se falava com frequência sobre guerras, portanto indiretamente das técnicas de guerra e por riqueza de imaginação ou de raciocínio lógico, poderia entender que se falava do Kung Fu ou das técnicas que deram origem a Kung Fu.

O primeiro registro do termo “Wushu” é do século VI. Não era conhecido como Kung Fu/Gong Fu. Alias, este nome só foi usado como nome desta arte marcial fora da China no inicio do século XX pela influencia dos emigrantes chineses (e não era intenção destes emigrantes chamá-la assim, mas os ocidentais é que entenderam a descrição da habilidade como sendo o nome da arte marcial).

Imperador Huangdi

Imperador Huangdi, assim como uma parte da historia da Dinastia Xia, faz parte da historia “relatada”. Ou seja, sua existência foi relatada pelos que vieram depois, e não registrado pelos documentos da sua própria época.

Parte destas historias relatadas foram comprovadas através de achados arqueológicos (caso do inicio da Dinastia Xia).

Huang DiJá encontraram fortes indícios materiais de existência de outros lideres “relatados”, mas não a do Huangdi. Um túmulo encontrado mostrava forte evidencias de que era de um líder tribal e o conteúdo achado (características culturais) e a época determinada pelos arqueólogos apontam para um determinado “imperador” relatado por obras posteriores.

Huangdi teria sido de uma época anterior à Dinastia Xia, que se iniciou no século XXI (21) AC.

Hoje se considera como sendo relativamente precisos os primeiros registros chineses sobre épocas anteriores da época em que os registros foram feitos.

Por exemplo, há um registro posterior dizendo que um determinado imperador/rei (de épocas anteriores), ao ver “o sol nascer duas vezes” num determinado dia, em determinada região, entendeu que recebera um sinal divino para conquistar seu vizinho bárbaro, e conquistou.

Alguns historiadores consideravam isso uma fantasia e a existência deste imperador sempre foi considerada duvidosa. Um cientista excentrico resolveu pesquisar este “sol nascer duas vezes” e constatou que com um ano de defasagem, mas o dia e o mês correto, naquela região ocorreu uma eclipse solar total logo apos o nascer do sol, a sensação teria sido a de que o sol nasceu, sumiu e nasceu de novo. Então ele considerou que o registro era correto, apenas o pessoal que fez o registro centenas de anos depois (tendo se baseado em historia oral transmitida através de gerações) teria errado por um ano por motivos óbvios (uma historia oral passando através de gerações, errou por um ano em vários séculos, representa um erro de menos de 1%).

Um outro imperador/rei era considerado fictício, apesar de registros posteriores, mas um dia acharam a tumba de uma guerreira, que aparecia nos registros como esposa e general do exercito deste imperador. Nos achados, havia gravações em utensílios de bronze que registravam os feitios deste imperador, o marido da guerreira.

Assim, pode-se dizer que há boa expectativa de  Huangdi ter existido, ou que suas historias eram baseadas em relatos sobre fatos reais, transmitidos oralmente através do tempo, ate o surgimento da escrita. Huangdi é considerado o primeiro imperador (rei/líder) da nação chinesa.

Ele teria vencido seu adversário, com um exército que treinava um tipo de luta livre. A batalha teria sido vencida principalmente em função das estratégias adotadas.

O que atribuem à Huangdi de medicina chinesa e de arte marcial não está comprovado, alias, muito provavelmente sem fundamentos.

O exercito de terracota em Xi’an era do Qingshihuang (Chin Huang Di), primeiro a usar um certo título para si (até então este título era para deuses). Ele é bem posterior ao Huangdi (século III AC).

[social_warfare]